São Paulo (11) 2500
CLIQUE
3029
Ligar
Brasília (61) 3181
CLIQUE
0461
Ligar
Fale Conosco

Pacientes e familiares devem ser indenizados pelas mortes e sequelas causadas por falta de respiradores em Manaus

18 de janeiro / 2021
Internet, Jornais e Revistas

Jornal Estadão, Blog do Fausto, 18/01/2021

Para o Estadão, o Dr. Rodrigo Araújo, da AJ Advogados, falou sobre o direito das vítimas serem indenizadas pela falta de respiradores em Manaus.

Horas antes de a Anvisa liberar, com restrições, o uso emergencial da CoronaVac (vacina do Instituto Butantan e laboratório Sinovac) e do uso emergencial do imunizante da AstraZeneca (vacina da Fiocruz com a Universidade de Oxford), Manaus se tornaria, novamente, o centro das atenções em razão do colapso do sistema de saúde público causado, principalmente, pela falta de respiradores.

Há menos de um ano, a crise em Manaus era pela falta de leitos, pelo aumento exponencial do número de óbitos causados pela Covid-19 e pelas condições degradáveis de sepultamento que chegaram ao ponto de o Poder Público se valer de retroescavadeiras para cavar covas coletivas.

Manaus, então, teve a oportunidade de aprender não só com a situação vivenciada por inúmeras outras cidades no mundo, como também com os próprios erros.

Já são muitas as mortes na capital do Amazonas e a certeza de que muitos pacientes sofrerão sequelas neurológicas irreversíveis causadas pela falta dos respiradores.

De quem, então, seria a culpa?

Quem será responsabilizado por isso? Quem indenizará esses pacientes e/ou seus familiares?

Da responsabilidade do Estado

A falta de leitos, equipamentos e profissionais é considerada majoritariamente por nossos Tribunais como uma falha na prestação do serviço, seja ele público ou privado.

(…)

Leia a íntegra do artigo no site do Jornal Estadão, disponível em: https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/pacientes-e-familiares-devem-ser-indenizados-pelas-mortes-e-sequelas-causadas-por-falta-de-respiradores-em-manaus/

Tags:

manaus respiradores saúde pública
Deixe o seu Comentário
Compartilhe
AJ Advogados
Sobre a Empresa Entrevistas Fale Conosco
Comentar
Deixe seu Comentário
Preencha corretamente todos os campos
Restam 500 caracteres
Busca
Arquivos
Araújo & Jonhsson
Advogados Associados
Redes Sociais
Nossos Endereços
São Paulo/SP
Rua Joaquim Távora, 1473
Vila Mariana
Ver Mapa
Brasília/DF
Setor Comercial Norte, Quadra 02, Bloco A nº 190, Sl. 504, Parte M-2, Ed. Corporate Financial Center, Asa Norte
Ver Mapa